Qualificando o fazer projeto

Também atentos a necessidade de constantemente aprimorar conhecimento, habilidade e atitude, estivemos ontem (15) presentes no 1º Workshop BIM – “Construindo o Futuro Hoje”,  promovido pela empresa Tecgraf.

Bons ventos estão soprando para a melhoria da qualidade de projetos executivos que, sem dúvidas, se refletirão em execuções de obras com maior qualidade, minimização de desperdícios e, consequentemente, economia.

O Building Information Modeling – BIM, ou seja, Modelagem de Informação da Construção, é a mais moderna metodologia para desenvolvimento de projetos de execução (é a evolução do desenho), já que visa projetar por meio de modelagem digital em três dimensões as diversas modalidades de projetos técnicos necessários para uma construção, tendo início pelo arquitetônico e seguindo pelos sistemas que o complementam (estrutural, hidráulico, elétrico, ar condicionado, etc). Do modelo será possível extrair informações mais precisas de quantitativos de materiais, dentre outras benefícios para a etapa de projeto.

Mãos à obra.